sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Dieta de engorda# Aprenda com a Dra. Analisa Neto




Hoje em dia, o mais comum é vermos muitas notícias sobre dietas milagrosas e novas estratégias para perder peso. Mas, e aquele grupo de pessoas com baixo peso para a sua altura e idade? Muitas vezes a resposta é “esse grupo de pessoas deve apenas comer mais” ou “essas pessoas é que têm sorte, podem comer de tudo e muito”. Pois, mas na verdade o objectivo de pessoas que querem “engordar” é ganhar massa muscular e não aumentar a sua percentagem de massa gorda no corpo. Para isso não basta comer comidas mais calóricas, pois não estaríamos a seguir a ideia de “engordar segundo um meio saudável”.
Deste modo, ficam algumas dicas de alimentos que podem ajudar:

·         -Dê preferência a alimentos ricos em proteína (grande aliado no ganho de massa muscular) – feijão, carnes brancas, peixe, ovos, leite, iogurte e queijo (escolha as variedades gordas);
·         -Aposte em alimentos que contêm gordura de boa qualidade. Fica como exemplo, o azeite – regue as suas saladas e legumes com bastante azeite e pode ainda usá-lo para colocar no pão. Avelãs, nozes, amendoins, amêndoas ou pinhões são considerados frutos gordos com um elevado valor calórico e óptimos para consumir entre as refeições. Manteiga de amendoim ou compotas (excluir as versões light ou 0%) também podem fazer parte do seu leque de opções de alimentos com gordura de boa qualidade;
·        - Evite alimentos light, diet ou 0%;
·         -Evite adoçantes e utilize sempre o açúcar;
·         -Quanto à fruta, deverá comer mais que 3 peças/ dia e optar pelas calóricas: bananas, uvas, figos, meloa, dióspiros, entre outras;
·         -O exercício não poderá ficar de parte. Para este tipo de processos deverá apostar em exercícios anaeróbicos e intensos para ganho de massa muscular. São exercícios que envolvem pesos ou barras.

Todo este processo é longo e pode demorar até notar resultados no seu peso, tal como acontece para a perda de peso. Há que seguir um esquema consciente e de forma regular. Não desistir!


1 comentário:

  1. Tenho esse problema, sim para mim é um problema.
    Tenho 1,71 e peso 61 kg! Gostava de ganhar uns 6 ou 7 kg, estou com a força toda para começar a fazer ginásio e estava a pensar complementar a minha (desregulada) dieta com suplementos alimentares (proteínas e creatina).
    Quanto à minha alimentação, não sou muito de comer verduras, nem fruta mas o meu principal problema acho que é a falta de horários e como sou eu que cozinho para mim, normalmente faço qualquer coisa rápida, mais para a fome do que propriamente para uma alimentação equilibrada.
    já procurei dietas para engordar na internet, mas não encontro. Tenho vontade (muita) de alterar os meus maus hábitos, gostava de uma dieta já programada para uma semana por exemplo, assim seria uma ajuda na hora de cozinhar e na hora de fazer compras (outra desgraça).
    Por esta altura já deves ter adivinhado, mas se não, aqui vai: sou homem e moro sozinho! :)

    Ajuda por favor :)

    ResponderEliminar