quarta-feira, 20 de junho de 2012

Vitória na Despensa





No We love food é tradição, quando alguém faz anos é dia de fazer bolos. Ora e se for domingo e não houver grande coisa na despensa?
De certeza que já vos aconteceu pensar em fazer um bolo de última da hora e não terem grande coisa em casa. Ainda por cima os domingos são uma chatice para ir passear para supermercados. Assim sendo, e visto que a Diana merecia o meu melhor, lá dei uma vista de olhos pelos livros de culinária e pensei num pão-de-ló, mas não tinha farinha auto levedante o que implicaria ter um bolo a crescer menos do que o esperado. Mesmo assim arrisquei. Esqueci-me de um ovo, mas o resultado foi bom (palavras dos convidados). Por isso coloco aqui a receita exactamente como a fiz. O que era para ser um pão-de-ló acabou por ser uma saborosa base de tarte. Na decoração decidi homenagear a vitória da selecção nacional contra a Holanda. Ok, admito. Usei o que tinha no frigorífico e como eram as cores da bandeira decidi chamar-lhe:
Bolinho da Diana e da vitória nacional
Ingredientes
2 ovos
175 gr de açúcar amarelo
175 gr de manteiga (para derreter e untar a forma)
175 gr de farinha
Uma colher de chá de fermento
Um pacote de natas
1 pêssego
10 morangos
1 kiwi
2 colheres de chá de açúcar
Doce de framboesa ou morango
Modo de preparação
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Derreta a manteiga. Bata os ovos e junte o açúcar. Mexa e acrescente a farinha e fermento. Mexa bem novamente e acrescente a manteiga. Das 175 gramas de manteiga reserve o suficiente para untar a forma redonda. Unte e coloque a massa na forma. Leve ao forno por 25/30 minutos. Depois de verificar se está cozido retire e deixe arrefecer.
Cobertura:
Bata um pacote de natas (é fundamental que tenham estado pelo menos 6 horas no frigorifico) com duas colheres de chá de açúcar. Parta o pêssego, os morangos e o kiwi em pedacinhos muito pequenos e reserve. Cubra o bolo com as natas e faça um fiozinho à volta com o doce. Coloque os frutos em cima e voilá.
Pode não ter sido muito elaborado, mas foi feito com amor (a máxima aqui no We love food).


Sem comentários:

Enviar um comentário