sábado, 19 de maio de 2012

À mesa com o mês de Junho







Já começou o mês de Junho e este é nada mais nada menos que o mês dos arranques. Arranca o Europeu. Arrancam as Festas de Lisboa. Arranca o Verão. Arranca o WE LOVE FOOD! Junho definitivamente é o mês da vida airada. Se este mês pudesse ter cheiro, cheirava a manjerico, a bifanas ou a sardinhas. Se pudesse ser um fruto, era uma cereja. Se pudesse ter forma de gente, era uma criança. Se pudesse ter sabor, sabia a água salgada. Se pudesse ser uma coisa, era um par de sandálias. 
Se vos dissessem que a fã número um do mês de Junho é garota para medir uns temíveis 1,63cm, é pessoa para ser dona de uns cabelos castanhos claros, esconder-se por baixo de uma pele branquinha e sorrir com um belo par de olhos azuis, tenho a certeza que vocês diriam, sem pestanejar, que essa pessoa só podia ser eu. Eu que trago na vaidade o gosto pelas Festas Populares, pelos petiscos portugueses, pelas esplanadas à beira mar plantadas. 
Eu como alma que adora dar umas boas palitadas, não podia ficar indiferente a este mês que apela ao nosso lado bairrista, tasqueiro ou, se quiserem, "arraialeiro". Se eu pudesse sentar-me à mesa com o mês de Junho começavamos por petiscar uns belos caracóis, depois mandavamos vir umas ricas amêijoas e uns camarões perfumados com limão. Fazia sinal ao garçon e pedia um caldo verde de comer e chorar por mais. Piscava o olho e ele já sabia que o que se seguia eram umas bifanas tenrinhas e umas sardinhas gordinhas e apetitosas. Eu escolhia um bom vinho, para me aveludar o paladar, o mês de Junho escolhia uma cerveja, por preferir uma versão menos arriscada. Durante a refeição Junho não falava, apenas deixava-se ser observado por mim com ar de deleite. 
Este é o mês em que todos os caminhos vão dar a Alfama, sítio onde somos capazes de ficar a adorar de coração todas as ruelas e esquinas recheadas de histórias, cheiros e músicas. Junho traz consigo o convite de boas-vindas a Lisboa. Aproveitem este mês e sejam felizes à mesa!

                                              Mafalda Ramos











Sem comentários:

Enviar um comentário